ON-GRID OU OFF-GRID: AFINAL, QUAL O MELHOR SISTEMA SOLAR PARA A SUA CASA?

energia solar on grid off grid

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Dúvidas sobre qual sistema solar instalar? Primeiro, entenda as características de cada um e escolha aquele que mais se encaixa com as suas necessidades

As razões pelas quais as pessoas devem investir em energia limpa vão desde o valor das contas de energia até a preocupação com o meio ambiente.

Hoje em dia, o uso dessa energia limpa nos nossos lares já é uma realidade, ou seja, podemos retirá-la dos manuais futuristas para colocá-la nas nossas residências.

Dentre as opções de energia sustentável, temos a energia solar. É uma opção acessível e que possui preços cada vez mais democráticos, por isso seu uso vem se ampliando bastante em nosso país.

Escolher iniciar o uso da energia solar pode causar algumas dúvidas, como qual dos sistemas solares fotovoltaicos é melhor: on-grid ou off-grid. Neste artigo, esclarecemos as suas dúvidas e mostraremos as diferenças entre eles. Continue a leitura!

O que é o sistema on-grid?

No sistema on grid, a geração de energia solar está conectada à rede pública. A partir do momento que o sistema estiver registrado junto à concessionária que atende a unidade consumidora, é possível obter créditos solares.

Caso seja produzida mais energia do que o imóvel for capaz de consumir no período, esse excesso é transformado em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

Ou seja, é possível praticamente zerar a conta de energia, pagando apenas o valor de taxas obrigatórias.

O que é o sistema off-grid?

Já o sistema off-grid é desconectado da rede, logo, não depende da empresa de fornecimento de energia para funcionar, tem independência. Essa condição é oferecida pelas baterias estacionárias que armazenam a energia produzida pelos painéis solares. 

Essa energia ficará armazenada e preparada para atender a necessidade do imóvel. Mesmo em épocas em que o sistema não esteja gerando energia.

A maioria dos proprietários de energia solar off-grid vive em áreas isoladas, onde não existe outra opção a não ser um gerador a diesel, pois as configurações desse sistema são muito caras.

Escolhendo a melhor opção

Parece complicado ou fácil escolher entre o on-grid ou off-grid? Esses “sistemas solares”, no uso concreto da palavra, possibilitam a utilização da energia solar, mas é preciso verificar qual é o melhor para cada caso.

Sabendo das diferenças, conclui-se que o sistema on grid é mais utilizado em regiões urbanas ou localidades com acesso à energia elétrica. Enquanto o off-grid não necessita da energia da rede pública, sendo mais usado em meios remotos ou rurais.

Mas não é só isso, é importante escolher uma empresa qualificada para realizar essa adaptação, assim como contar com os melhores produtos e profissionais nesse ramo.

Conheça a Energy Brasil

A Energy Brasil é a maior rede de franquias de energia fotovoltaica no país. A presença é maciça em todo o território nacional, com 26 estados contemplados e mais de 150 unidades em operação.

Cada uma destas franquias oferecerem a comercialização de produtos e equipamentos para utilização da energia solar, além dos serviços de instalação e manutenção.

Dúvidas esclarecidas, vamos mudar o jeito de consumir energia?

Em nosso site, temos um simulador que metrifica a economia de energia que você teria com a instalação de placas solares em sua residência. Clique aqui e faça agora mesmo a sua simulação!

Você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar aqui ou em nossos canais no Facebook e no Instagram.

Veja mais