QUER SABER POR QUE A INSTALAÇÃO DE PLACAS SOLARES NÃO EXIGE GRANDES REFORMAS E POR QUE É TÃO FÁCIL DE SER INSTALADA? ENTENDA!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Dois fatores são de suma importância para que a energia solar tenha ganhado tanto espaço no mercado: a facilidade de instalação e manutenção da placa de energia solar.

A ascensão da energia solar já se concretizou. Estudos revelam que, até 2060, um terço da produção elétrica no mundo será solar. A energia fotovoltaica é extremamente vantajosa de diversas maneiras, por isso o seu crescente sucesso é justificável.

Despertei sua curiosidade? Então continue acompanhando o texto para saber mais sobre o assunto! Boa leitura!

Como a placa de energia solar é instalada?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, apesar da facilidade de instalação da placa de energia solar, isso deve ser feito por profissionais qualificados para garantir que o equipamento seja manuseado de maneira adequada e, sobretudo, para evitar acidentes.

Outro motivo que leva à necessidade de um profissional envolvido no projeto de instalação é o fato de você precisar de um engenheiro habilitado para solicitar a autorização da instalação da placa solar para a sua distribuidora de energia.

Após as visitas técnicas e análise do local onde será feita a instalação dos painéis, inicia-se o processo. Veja como ele funciona a seguir:

  1. O primeiro passo é verificar o projeto que foi feito com a localização exata de cada placa de energia solar e desenhar no local de instalação;
  2. As bases dos painéis são as primeiras a serem fixadas. Elas são parafusadas no próprio telhado quando ele é de metal, mas quando é de barro, retira-se um pedaço da telha correspondente ao necessário para encaixar a base;
  3. O terceiro passo é instalar os trilhos no suporte (neles, a placa de energia solar será encaixada);
  4. Por fim, o quarto passo é a fixação do painel nessa base que foi montada e a conexão dos cabos.

Pronto, depois desses passos só falta o eletricista conectar esse circuito à sua rede de energia e você já começa a fazer uso da energia fotovoltaica. Viu como é simples? As peças já vão todas pré-fabricadas e os técnicos somente montam o equipamento.

E a manutenção, como funciona?

As placas de energia solar ficam expostas constantemente ao ambiente externo, suportando todas as mudanças climáticas. O interessante é que elas possuem uma infraestrutura tão resistente que a manutenção, de maneira geral, não tem como objetivo lidar com questões técnicas.

O problema é apenas a sujeira, uma vez que é normal acumular poeira e outros detritos na superfície da placa. Isso pode acabar prejudicando a captação de luz ao longo do tempo. Por isso, é essencial que a cada seis meses, pelo menos, seja feita a manutenção do equipamento.

A manutenção semestral, somada a alguns cuidados simples, faz você ter sua energia solar com total satisfação e sem nenhum problema com o uso.

Quais os benefícios de se utilizar a energia solar?

Além das facilidades que foram citadas, a energia solar é totalmente sustentável, evitando as graves agressões ao meio ambiente que as usinas hidrelétricas causam. A economia na conta de energia também é algo significativo, pois faz o valor de investimento retornar rapidamente para o seu bolso.

Como você pode ver, a energia solar é muito benéfica para residências e empresas, afinal de contas, ela gera uma importante redução nos custos e, claro, no caso das empresas, cria uma imagem positiva da marca associada ao consumo consciente e à responsabilidade ambiental.

Quer obter mais informações? Então entre em contato conosco no nosso site Energy Brasil e aproveite para saber mais sobre as vantagens da energia solar!

Veja mais