O QUE SÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS E COMO FUNCIONAM?

energias renováveis

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O consumo consciente fez com que as pessoas buscassem fontes de energias renováveis, uma atitude essencial para o futuro do planeta terra

Saber o que são energias renováveis é essencial para buscar essas alternativas de consumo consciente.

As energias renováveis provêm de recursos naturais inesgotáveis, diferente de outras fontes de energia como por exemplo os combustíveis fósseis que, se não utilizados com consciência, irão esgotar em definitivo.

Esse aspecto, inclusive, foi o que fez surgir a necessidade da busca por fontes de energias alternativas.

Continue lendo para entender o que são, quais os tipos e como elas funcionam.

O que são energias renováveis?

Afinal, o que são energias renováveis? São as energias resultantes de recursos ilimitados da natureza como, por exemplo, o sol e os ventos.

Tais recursos, por exemplo, ao contrário das energias não renováveis, são constantemente reabastecidos.

  • Geotérmica: calor do núcleo da Terra;
  • Maremotriz: força das marés;
  • Biomassa: material orgânico;
  • Hidrelétrica: água doce;
  • Eólica: força dos ventos;
  • Solar: luz solar.

A fonte de energia mais comum no mundo é o petróleo, uma fonte de energia não renovável, com alto impacto ambiental. Além disso, as energias renováveis são uma alternativa para conter a dependência deste ativo.

Energias renováveis utilizadas no Brasil

O Brasil possui grande riqueza natural, o que contribui para a exploração de fontes de energias renováveis, sobretudo, a energia solar, eólica e hídrica.

Mas não são apenas grandes empresas que podem fazer uso dessas fontes de energia.

Em primeiro lugar, a instalação de sistemas fotovoltaicos nas residências permite que pessoas comuns façam uso da energia solar, produzindo sua própria energia e, consequentemente, reduzindo seus gastos.

Além disso, a energia solar é limpa e não prejudica o meio ambiente.

Cada fonte de energia possui um funcionamento distinto. A energia solar é obtida através do calor e da luz do sol. O sistema fotovoltaico, ou seja, proveniente da luz solar, é o mais comum.

Além disso, esse sistema é composto por placas solares que transformam a energia solar em energia elétrica por meio do inversor solar. Portanto, quanto mais luz captada, maior a geração de energia elétrica.

Outras fontes de energia

A energia eólica, por sua vez, depende de um parque eólico para ser produzida, ou seja, demanda uma produção em larga escala. Os aerogeradores transformam a energia do vento em energia elétrica ou mecânica.

A energia geotérmica provém do vapor drenado do magma presente a cerca de 64km da superfície. Esse vapor é transformado em energia elétrica por meio de um gerador.

Muito utilizada no país, a energia hidrelétrica faz uso da energia cinética dos fluxos das correntes de água doce ou salgada para gerar a energia elétrica nas usinas hidrelétricas.

Conclusão

Agora que ficou claro o que são as energias renováveis, cabe ressaltar que essas fontes de energia alternativas são essenciais para o futuro do planeta. Da mesma forma, é importante que cada um faça a sua parte, dentro de suas possibilidades.

A energia solar é um ótimo exemplo de utilização de fonte de energias renováveis para garantir um menor impacto ambiental e também a economia doméstica.

Em nosso site, inclusive, temos um simulador que metrifica a economia de energia que você teria com a instalação de placas solares em sua residência. Clique aqui e faça agora mesmo a sua simulação!

Você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar aqui ou em nossos canais no Facebook e no Instagram.

Veja mais