MAIS UM MARCO DA PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL: 5 MIL MUNICÍPIOS COM ENERGIA LIMPA

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A energia solar é uma alternativa limpa e renovável, que ajuda a preservar o meio ambiente. Sem contar que ela também ajuda na economia em médio e longo prazo para quem a utiliza. De acordo com a ABSOLAR, este é o segmento de geração distribuída que mais cresce no mercado.

O grande desenvolvimento tecnológico do setor, a alta procura por parte dos clientes e as vantagens oferecidas pelos sistemas de energia solar são apenas alguns dos motivos que fazem esta variedade de energia limpa ser um dos maiores motores econômicos do país, mesmo em tempos de crise.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura e conheça os números do setor e veja o impacto da produção de energia solar na economia brasileira!

A energia solar se espalha pelo Brasil

Informações divulgadas pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica) mostram que, no Brasil, há sistemas de energia solar funcionando em propriedades privadas e comércios de 5 mil municípios. Ou seja, é um alcance de 89% dos municípios brasileiros, e mostra a importância que a energia fotovoltaica tem na realidade atual.

A entidade mostra que este número se traduz em 3 milhões e meio de gigawatts instalados em 294 mil sistemas de energia solar conectados à rede nacional. Eles atendem a aproximadamente 367 mil unidades de consumo. Esses dados são resultado de um investimento que está na casa dos 17 bilhões, somente de 2012 para cá.

O impacto da energia fotovoltaica na economia do Brasil

Os números que você viu por si só mostram o impacto da energia fotovoltaica na sustentabilidade e na injeção de dinheiro na economia do país. Mas há outro dado sobre o setor que impressiona: a capacidade de gerar emprego.

A ABSOLAR mostrou que, mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus, o setor foi um dos poucos a apresentar grande crescimento. Com isso, foi capaz de gerar, somente no primeiro semestre de 2020, mais de 47 mil novos empregos. Assim, no total, a indústria da energia solar no Brasil emprega hoje mais de 120 mil pessoas.

A energia solar como fonte de renda e sustentabilidade

A energia fotovoltaica, por causa de suas características sustentáveis, vem conquistando muitos clientes. Com isso, passa a ser a fonte energética do futuro. Essa grande busca pelas soluções em energia solar no mercado impacta diretamente a economia do país. Isso contribui para a circulação de riquezas e também para a geração de renda por meio da criação de postos de trabalho.

Então, o segmento passa a ser um dos mais promissores, afinal, já está consolidado em território nacional. Mas ele ainda oferece grande potencial de expansão. Isso mostra que vai continuar atraindo investimentos e gerando mais impacto na economia nacional.

Gostou do texto e quer aprender mais sobre o assunto? Então aproveite a visita em nosso blog. Veja também por que as placas de energia solar são a forma mais econômica de gerar eletricidade no mundo!

Veja mais