MAIS NEGÓCIO, UAI! UBERLÂNDIA GERA 1,3% DE TODA A ENERGIA FOTOVOLTAICA PRODUZIDA NO PAÍS

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Brasil é um grande produtor de energia elétrica. Sabe por que isso acontece? Pois o território do país é extenso e também pela possibilidade de explorá-lo por meio das muitas regiões que permitem gerar grande variedade de energia para o país. Pelo seu ecossistema tão diverso e região tropical, o Brasil tem muitas fontes de energias, e várias delas sustentáveis, como é o caso da energia solar. Apesar de a maior quantidade de energia do país ser produzida pelas hidrelétricas, a energia fotovoltaica está em constante crescimento no país.

De acordo com a ANEEL, dos 170 mil megawatts de energia produzidos pelo país em 2019, um total de 551 MW vieram da energia fotovoltaica. E a notícia que trazemos hoje para você é que Uberlândia está liderando no ranking de produção. Acompanhe o texto e saiba mais!

Uberlândia lidera ranking de produção

A cidade de Uberlândia/MG é responsável por 1.3% de toda a energia fotovoltaica produzida no país, de acordo com pesquisa. Ou seja, isso leva o município a ocupar o 1º lugar no ranking de produção nacional.

A cidade do Triângulo Mineiro produz 40 MW. Ou seja, 6,5% da energia solar que se produz em Minas Gerais. Lembrando que Minas também é o estado que mais produz essa energia no Brasil, sendo 640,8 MW.

O município produz muito mais energia fotovoltaica do que cidades como Rio de janeiro, Fortaleza, Brasília e Teresina, que também têm destaque nesse setor.

Funcionamento e custo da energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida a partir da radiação solar. Os painéis solares fazem a captação da luz e geram energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Assim, converte-se essa eletricidade pelo inversor solar, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Assim, a corrente alternada é então consumida no local da instalação.

Lembrando que o investimento necessário para usar um painel solar varia de acordo com o tipo de material de fabricação, a sua eficiência e também a cotação do dólar.

Vantagens do investimento

As principais vantagens de investir na energia solar fotovoltaica são:

  • Quase não há necessidade de manutenção;
  • A instalação é fácil;
  • Os equipamentos podem ser reciclados;
  • É uma energia silenciosa;
  • As placas resistem às chuvas fortes;
  • Tem uma economia de até 95% na conta de energia;
  • Ocupa pouco espaço;
  • É uma solução para áreas sem eletricidade.

Então, a energia fotovoltaica acaba sendo uma solução para problemas de economia e também para problemas ambientais. Ela economiza no bolso e ainda ajuda a cuidar do meio ambiente.

Como se usa apenas a luz do sol, ela acaba sendo um tipo de energia renovável, limpa e alternativa, sem ter que degradar o meio ambiente para seu uso. Afinal, não emite gases na atmosfera, nem prejudica recursos hídricos.

Além de trazer redução de gastos para o governo, os moradores das casas, as empresas e os produtores rurais também veem uma grande redução no custo mensal.

Por isso, em tempos de consciência ambiental, as energias renováveis são uma das soluções em maior crescimento do país. Sendo assim, a energia fotovoltaica tende a crescer cada vez mais, e além de poder aproveitar da vantagem climática do Brasil, ela pode gerar cada vez mais empregos.

O que achou do texto? Gostou? Aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe mais novidades por lá! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Veja mais