DESCUBRA POR QUE INVESTIR EM ENERGIA SOLAR NO INVERNO É UM BOM NEGÓCIO

Você sabia que o inverno pode ser, sim, uma ótima oportunidade para se investir em energia solar? Confira as vantagens desse investimento!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabia que o inverno pode ser, sim, uma ótima oportunidade para se investir em energia solar? Neste artigo iremos falar sobre esse investimento que pode ser muito vantajoso, até mesmo no inverno. Confira!

Antes de falarmos a respeito da geração de energia solar no inverno, é importante saber que existe uma diferença entre placas de energia solar térmica e a fotovoltaica. Apesar de muitas pessoas confundirem achando que as duas geram energia do mesmo modo, estão enganados.

Dessa forma, a Energia solar térmica é aquela que utiliza o calor do sol para aquecer elementos, como a água e o gás. Esse sistema se baseia na condução do calor, sendo composto por um coletor solar, um reservatório térmico e canos de cobre.

Agora, a energia fotovoltaica gera energia através da radiação emitida pelo sol. Assim, a sua utilidade vai muito além de apenas aquecer elementos, ela pode ser utilizada para colocar em funcionamento qualquer elemento térmico, seja em residências ou empresas.

Energia fotovoltaica no inverno

Ao contrário do que muitos pensam, durante o inverno também é possível produzir energia por meio das placas de energia fotovoltaicas. Na verdade, os painéis funcionam até melhor em temperaturas mais amenas. Isso porque esses painéis são feitos de um material semicondutor, ou seja, eles usam a luz para gerar a energia não precisando, necessariamente, do calor.

Assim, o painel produz energia mesmo em dias nublados. Se houver luz, ele irá reverter isso em energia renovável, garantindo o seu investimento mesmo na estação mais fria do ano. No entanto, é importante destacar que, no inverno, os dias são mais curtos, e o sol não brilha tanto como no verão, isso pode fazer com que diminua a quantidade de energia gerada.

Porém, esse não é um problema, uma vez que, mesmo em dias mais frios, existe a radiação solar, que é o que os painéis realmente precisam para a produção de uma energia limpa e renovável.

Dimensionamento, Instalação e Manutenção do Sistema

O dimensionamento, a instalação e a manutenção do sistema são fatores importantes para que a geração de energia durante o inverno (ou em qualquer outra época do ano!) seja satisfatória.

O dimensionamento de um sistema fotovoltaico é realizado através de fatores como o local de instalação e os equipamentos a serem utilizados. Desta forma, é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados para efetuar o cálculo de potência, quantidade de painéis solares necessários e área mínima para instalação.

Embora com dias nublados, se o sistema estiver bem instalado não haverá perda de captação e, assim, a energia será gerada normalmente proporcionando os mesmos benefícios que as demais estações do ano. Para os sistemas fotovoltaicos, por exemplo, o melhor ângulo para instalação é o ângulo em que a inclinação fique igual ao da Latitude.

Além disso, é importante que haja certos cuidados com a manutenção para que o sistema funcione perfeitamente em qualquer época do ano.

Por que investir em energia solar no inverno

Bom, agora que você já sabe que o sistema de energia solar fotovoltaica funciona perfeitamente no inverno, vamos falar de algumas outras vantagens de investir nesse sistema.

Sabemos que, a energia gerada pelo sistema é capaz de abastecer todos os equipamentos elétricos de uma residência e fornecer energia para todo o consumo energético. Para isso, basta que a sua instalação seja feita corretamente, como citado anteriormente.

Assim, podemos então destacar um dos vilões dos dias mais frios: o chuveiro elétrico. Esse equipamento consome altas taxas de energia o que pode deixar a conta mais cara. Porém, com um sistema de energia fotovoltaica, isso pode mudar, pois com ele é possível reduzir em até 95% o valor da sua conta.

Já pensou em ter essa economia em todas as estações do ano? Entre em contato com a gente para mais informações. Além disso, você pode conferir mais dicas e informações sobre o mercado de energia solar por meio de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Veja mais