ENERGIA SOLAR PARA EMPRESAS: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS PARA O SEU NEGÓCIO

energia solar empresa

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Veja como a energia solar funciona para empresas e quais benefícios o sistema solar pode trazer ao seu negócio

A energia solar é aquela que usa a luz e o calor do sol como fonte para a sua geração.

Essa alternativa sustentável tem sido cada vez mais utilizada por empresas que buscam a adoção de práticas ecologicamente corretas e são beneficiadas de diversas formas com a sua utilização.

A instalação de painéis solares para a geração de energia elétrica em residências, comércios e indústrias triplicou em 2019, em comparação com o ano anterior.

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em fevereiro de 2020.

Isso comprova o interesse dos empresários e da população em geral por opções que causem menos impactos ambientais.

Fonte sustentável

Por que a energia solar é sustentável? O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia e a sua conversão não emite nenhum tipo de gás ou outro malefício para o meio ambiente.

Portanto, além evitar impactos ambientais e contribuir para a redução de custos, a utilização da energia solar para empresas agrega valor à imagem perante os clientes e a sociedade.

Isso porque a sustentabilidade é um aspecto que tem sido cada vez mais levado em consideração pelas pessoas.

Como funciona a energia solar para empresas?

O processo de geração de energia a partir do sol é mais simples do que parece.

Ele ocorre por meio de painéis solares que captam a luz do sol e geram a energia que é enviada para o inversor solar e esse, por sua vez, converte a energia elétrica gerada pelos painéis, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

A energia gerada pelos módulos solares atua como uma fonte complementar à da distribuidora, pois tudo que é gerado é entregue instantaneamente à rede elétrica.

Os benefícios dessa modalidade quando aplicada às empresas ou residências são diversos.

O primeiro deles é a diminuição da conta de energia em decorrência redução da dependência e consumo de energia da distribuidora.

Sendo assim é possível substituí-la por uma modalidade totalmente limpa e sustentável.

Redução de custos

A implantação desse tipo de energia solar para empresas requer um investimento inicial razoavelmente alto, mas que em longo prazo traz inúmeras vantagens.

Dentre elas podemos citar a redução de custos a partir da diminuição da conta de energia elétrica, algo que pesa no orçamento de uma empresa em decorrência do uso de equipamentos elétricos e luz.

Estima-se que a partir de 3 anos, já seja possível ter um retorno do investimento inicial. Após esse período, a energia gerada é totalmente convertida em energia para as empresas.

Além disso, a vida útil das placas pode chegar a 25 anos, o que também contribui para a redução de despesas da manutenção, tornando-se uma opção extremamente vantajosa.

Facilidade na instalação

A instalação dos painéis fotovoltaicos pode ser realizada de maneira fácil, sem a necessidade de interferência na rotina de trabalho das empresas por serem colocadas, geralmente no telhado, com o mínimo de interferência no sistema elétrico do edifício.

É importante destacar que existe a possibilidade de expansão desse sistema, caso a empresa precise de uma geração de energia maior.

Você pode acompanhar esta e outras notícias do mercado de energia solar estão disponíveis aqui ou em nossos canais no Facebook Instagram.

Veja mais