ENERGIA SOLAR: CRESCIMENTO DO MERCADO NO BRASIL JÁ É UMA REALIDADE

energia solar

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Já são 200 mil empreendimentos de energia solar fotovoltaica em operação no país

A constante evolução do mundo transforma tudo aquilo que se vê. Isso, obviamente, é um processo natural, que visa sempre melhorar a nossa relação com a terra e com nós mesmos.

Nesse sentido, uma das pautas mais abordadas não só no Brasil como no mundo todo, é a questão do consumo dos bens naturais, afinal temos 7,7 bilhões de habitantes no planeta e a população só cresce.

Por esse e por tantos outros motivos que as energias limpas estão acompanhando um aumento considerável no debate e na demanda pelos seus produtos.

Ficou interessado e gostaria de saber mais sobre o assunto?! Fique conosco e acompanhe o artigo a seguir.

O futuro

De acordo com o relatório Bloomberg New Energy Finance de 2019, a expectativa é de que as energias eólica e solar cheguem a representar 48% em 2050. Atualmente elas correspondem a 7% do suprimento total de energia no mundo,

Para a energia solar, a projeção é que ela atraia nada menos que US$4,2 trilhões em investimentos nesse período.

Ao mesmo tempo, os combustíveis fósseis devem experimentar uma forte queda, com o carvão passando de 37% para 12%, enquanto o petróleo será “virtualmente eliminado”.

Por fim, a expectativa para as energias hidrelétrica, nuclear e térmica é de que elas permaneçam nos mesmos níveis.

O mercado no Brasil

Em março de 2020, o setor de energia solar no Brasil alcançou 200 mil empreendimentos de energia solar fotovoltaica em operação.

Segundo previsões da Aneel, até 2024 o Brasil terá quase 900 mil sistemas fotovoltaicos On Grid instalados por todo seu território.

Embora ainda não seja um dos países com maior geração de energia fotovoltaica do mundo, o futuro do setor é muito promissor. Mesmo regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que a Europa.

No entanto, a Europa possui instalados mais de 100 GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil possui um pouco mais de 1 GW instalado.

O consumo no Brasil

Apesar de não ocupar as primeiras posições no ranking, já estamos entre os 30 maiores geradores de energia fotovoltaica do mundo, segundo a Absolar.

Em termos de matriz energética, a energia solar fotovoltaica no Brasil já é a terceira mais importante fonte de energia renovável, depois da hidráulica e eólica em potência instalada.

Porém, entre as três é a que mais cresce. Esse crescimento ocorre, não só pela economia nas contas de energia, mas também por conta do barateamento dos custos para sua implantação e devido a criação de linhas de crédito e de financiamento.

Segundo projeções da Bloomberg, a energia solar deve representar 32% da matriz energética brasileira até 2040.

Uma pesquisa recente feita pelo Ibope Inteligência, mostra que atualmente 89% dos brasileiros declaram ter interesse em gerar energia renovável em casa.

Instalar energia solar não é algo complexo, porém é necessário que seja feita por uma equipe qualificada.

Conheça a Energy

A Energy Brasil, a maior rede de franquias de energia fotovoltaica do país, está presente em 26 estados com mais de 150 unidades.

Todos os franqueados estão aptos a comercializar produtos e equipamentos de energia fotovoltaica, bem como prestar serviços de instalação e manutenção dos mesmos.

Ficou interessado? Faça uma simulação e saiba quanto você pode economizar produzindo sua própria energia. Clique aqui e faça a sua!

Esta e outras notícias do mercado de energia solar estão disponíveis aqui ou em nossos canais no Facebook e Instagram.

Veja mais