QUER GARANTIR ECONOMIA DE ENERGIA NA PRÓXIMA FATURA? CONFIRA ESSAS DICAS!

Economia de Energia

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você quer economia de energia? Bom, como todos sabem, a luz elétrica é um dos principais gastos de uma residência, pois é, provavelmente, uma das contas mensais mais caras que pagamos.

Isso acontece porque temos muitos eletrodomésticos consumindo energia ao mesmo tempo, e a soma disso no final do mês é bem alta.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para dar dicas infalíveis de como economizar energia e diminuir o valor da sua conta de luz. Leia o texto até o final e coloque as dicas em prática!

Conheça seus aparelhos e saiba onde economizar

O primeiro passo para economizar energia de maneira eficiente é conhecer os aparelhos que você possui em casa e que usam a eletricidade. Dessa forma, você selecionará quais gastam mais energia.

Por exemplo, o chuveiro e a geladeira costumam estar no topo dessa lista. Entretanto, não é viável tentar diminuir o gasto tendo como foco a geladeira, pois ela precisa estar ligada o tempo inteiro.

Mas isso é possível com o chuveiro. Você pode aproveitar os períodos mais quentes do dia para tomar banho com a regulagem na água fria e também reduzir a duração do banho. Esse é um ótimo começo para economizar na conta de luz.

Fique atento aos tipos de lâmpada

O tipo de lâmpada conta muito no gasto de energia. O ideal é que você utilize as de LED e fluorescente. Deve-se aposentar de vez as incandescentes, que antigamente eram tão comuns.

As lâmpadas de LED e as fluorescentes fornecem uma iluminação artificial muito mais eficiente demandado muito menos eletricidade. Podemos perceber isso pelo fato de elas não esquentarem como as incandescentes.

Mas qual é o problema de esquentar demais? Bom, as incandescentes ficam muito quentes e, em vez de iluminar, transformam em calor quase toda a energia elétrica que absorvem.

Tenha cuidado com os eletrodomésticos

Muitas pessoas não sabem, mas quando os eletrodomésticos estão na tomada, mesmo quando estão desligados, eles gastam energia. Claro que, nesse caso, não é muita energia. Mas pense bem: quanto tempo o carregador do seu celular, do seu notebook, a sua máquina de levar e a sua impressora ficam na tomada por mês sem estarem sendo utilizadas?

Essa quantidade pode fazer uma diferença notável na conta do final do mês, por isso vale a pena fazer essas mudanças na rotina.

Economize nas pequenas coisas

Desde que somos pequenos, aprendemos o mantra para economizar energia: não deixar a televisão ligada quando ninguém estiver assistindo, apagar a luz quando sair de um cômodo e não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.

Prestar atenção nesses detalhes vai ajudar a economizar e ter uma rotina mais sustentável, afinal, economia de energia tem tudo a ver com sustentabilidade.

Escolha a energia solar

Nos dias de hoje, quando se fala em poupar gastos com eletricidade, uma das soluções mais eficazes é a energia solar. Isso acontece porque ela não acrescenta nada na sua conta de luz, apenas diminui.

A quantidade de energia gerada pelos painéis solares é subtraída do gasto de energia mensal e a economia é extraordinária. Além, é claro, de ela ser muito mais sustentável que a energia hidráulica, a principal fonte de energia do país atualmente.

Além desses benefícios, ela valoriza o imóvel, conta com uma instalação fácil e possibilita a geração de créditos energéticos. E o melhor: utilizando energia solar, você não precisa se preocupar com a conta ao usar seu ar-condicionado, chuveiro ou televisão.

Viu como é fácil economizar energia? Para saber mais sobre os painéis fotovoltaicos, entre em contato com uma das nossas unidades!

Veja mais

Gerar energia

OS BENEFÍCIOS DE GERAR ENERGIA EM CASA

O valor da conta de energia vem aumentando cada vez mais e as projeções não parecem boas. Com o aumento da tarifa de transmissão de