COMO USAR ENERGIA LIMPA PARA REDUZIR CUSTOS E TER UMA FÁBRICA INTELIGENTE? CONFIRA AGORA!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A discussão a respeito da energia limpa vem aumentando consideravelmente. Isso porque a consciência ambiental tem ganhado importância em vários núcleos sociais de grande parte dos países.

Isso vem acontecendo, pois estão cada vez mais visíveis os danos que os seres humanos estão causando ao meio ambiente. E a energia limpa, além de gerar impactos positivos imediatos, também previne problemas futuros.

Quer saber como usar energia limpa para diminuir os gastos? Vamos contar tudo para você agora! Aproveite e boa leitura!

O que é energia limpa?

Podemos dizer que é toda a eletricidade gerada por meio de fontes renováveis e sem gerar gases poluentes que serão prejudiciais à atmosfera.

Vale lembrar que mesmo as fontes de energia limpa prejudicam a natureza, no entanto, é em escala mínima. A diferença entre elas e as energias não limpas é justamente essa escala, pois as não limpas prejudicam o meio ambiente em nível global.

Entre as principais fontes de energia limpa, as que mais se destacam são a solar e a eólica. A energia solar, ou energia fotovoltaica, é aquela que tem como fonte a luz solar, que é totalmente renovável e não é como se algo estivesse de fato sendo tirado da natureza, pois os raios solares não são matéria física. Além disso, o sol é uma fonte segura de energia porque, mesmo em dias chuvosos, ele está presente.

A energia limpa é um assunto muito importante a ser tratado e implementado mundialmente, pois só dessa forma vai ser possível solucionar os problemas ambientais que nós mesmos viemos causando ao longo do tempo.

Quais são os benefícios da energia limpa para o meio ambiente?

Como dissemos, a energia limpa é muito importante para o meio ambiente. Para entender melhor os benefícios que ela oferece, vamos analisar as fontes de energias que são poluidoras e não renováveis.

O principal tipo dessa energia que temos são aquelas que utilizam os derivados do petróleo como fonte. O petróleo, apesar de ser um produto retirado da natureza, ele não é considerado renovável, pois pode demorar até 400 milhões de ano para ser formado.

Além disso, o processo de extração dessa substância é extremamente complexo e perigoso, tanto para a parte humana envolvida, quanto para o meio ambiente. Quem nunca viu passar no jornal alguma notícia sobre vazamento de petróleo em algum lugar do mundo? Pois é, ele é extraído nos oceanos e o vazamento dessa substância pode matar grande parte da vida marítima.

Percebeu como utilizar fontes de energia limpa é essencial para uma vida sustentável? A energia solar é uma maneira muito prática de aderir a esse movimento positivo de sustentabilidade.

A energia limpa, diferente dos combustíveis fósseis, pode ser considerada inesgotável. Além disso, ela diminui a produção de CO2; seu impacto ambiental é significativamente menor aos das fontes de energia de combustíveis fósseis; ela torna o país autônomo em questões de energia e, ainda, permite mais criação de empregos. Sem dúvidas, as vantagens são muitas.

Como a energia limpa pode ajudar a reduzir custos?

É fato que a energia solar é um ótimo investimento. Ao instalar os painéis solares você não precisará pagar mensalmente pela energia que eles geram.

Mensalmente, a quantidade de energia solar gerada em sua residência ou indústria é abatida no valor da conta de energia elétrica. Isso gera muita economia e diminui consideravelmente os custos ao longo tempo.

O único investimento necessário é na compra de painéis fotovoltaicos (placas solares); inversor solar; estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para a energia fotovoltaica e demais materiais elétricos. É importante ressaltar que o tempo de retorno do seu investimento pode ser de apenas cinco anos. Você usufrui dos benefícios desse sistema por um longo período de tempo após ele já ter sido pago.

Para obter mais informações sobre a energia solar, acompanhe o nosso blog e fique por dentro das principais notícias e informações!

Veja mais