CÉU NUBLADO ATRAPALHA SUA PLACA SOLAR? VEJA O QUE É REALMENTE RELEVANTE PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Aposto que você já se questionou se não há geração de energia solar em dias frios e nublados, afinal, não há muitos raios solares nesses dias, não é mesmo? É um pensamento bem lógico. No entanto, a realidade é completamente diferente.

Então, se era esse medo que estava impedindo você de instalar, na sua empresa ou residência, painéis para geração de energia solar, fique tranquilo.

Leia nosso texto até o final para entender mais sobre o processo de captação de luz e tirar todas as suas dúvidas! Boa leitura!

Como é feita a captação de luz solar pela placa solar?

Um conceito importante para entender esse processo é o de “irradiância solar”. Esse termo diz respeito à quantidade de radiação solar que chega à determinada região. Isso é importante, pois é o que determinará o potencial que certo lugar tem de produzir energia solar. Essa é, portanto, a primeira consideração essencial.

Outros fatores que influenciam na captação de luz solar são:

  • Área de contato;
  • Tempo de exposição à luz do sol;
  • Inclinação das placas solares;

Área de contato diz respeito ao tamanho e à quantidade de painéis solares que você tem instalados. Quanto maior for a área de contato desse equipamento com a luz do sol, mais energia será gerada.

Tempo de exposição também funciona da mesma forma: quanto maior o tempo de exposição à luz, mais energia será gerada.

Por fim, a inclinação das placas solares, que é um fator extremamente importante, pois elas precisam estar em uma localização e em ângulo propícios para receber a luz do sol. Afinal, não é em todos os cantos da nossa casa que conseguimos pegar aquele solzinho, concorda?

O tempo interfere na geração de energia?

Será que é possível gerar energia solar mesmo com o tempo nublado? Antes de responder a essa pergunta, vou lhe fazer outra: as nuvens tapam completamente o sol?

Ou seja, em dias nublados ficamos totalmente no escuro, como se estivesse de noite? A resposta é não, não é mesmo?

As nuvens funcionam apenas como uma peneira. Portanto, elas serão capazes de diminuir a quantidade de raios solares que chegam à superfície, mas não serão capazes de bloqueá-los completamente. Sendo assim, a resposta para a pergunta inicial é: sim! É possível gerar energia solar mesmo em dias nublados.

Os painéis solares são muito eficientes em captar a radiação. Dessa forma, não é necessário um forte sol de verão para que isso aconteça. O que vai mudar é a quantidade de energia que será gerada.

Então, como é a geração de energia em dias nublados?

Apesar de a geração de energia solar em dias com menor incidência de luz ser menor, a principal vantagem disso é o fato de a temperatura mais baixa sobrecarregar menos o sistema, pois o importante nesse processo é a luz e não o calor.

Portanto, o calor excessivo não é proveitoso para o sistema, fazendo o frio ser um “alívio”, para que a placa solar não se sobrecarregue.

E aí, gostou do texto? Quer saber mais informações sobre a energia solar fotovoltaica? Então, entre no nosso Facebook e acompanhe nossas postagens por lá!

Veja mais