A ASCENSÃO DAS FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O Brasil passa por um período de grande ascensão das energias renováveis, especialmente a energia solar. Limpa, sustentável e totalmente renovável, a energia solar ganha cada vez mais espaço em domicílios, indústrias e empresas brasileiras, chegando à marca de 434 mil kilowatts de potência instalada em 2019. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), gerando energia para 886 mil unidades consumidoras.

Entenda o crescimento das fontes de energia renováveis

Desde que a energia solar fotovoltaica começou a despontar no cenário nacional e internacional como fonte de energias renováveis, o setor começou a crescer ano a ano, especialmente em nosso território, cujo potencial para a geração de energia solar é grande devido à sua extensão e posicionamento geográfico privilegiado.

Por isso, empresas e famílias começaram a investir: desde 2012, mais de R$ 10 bilhões já foram injetados no mercado da energia solar, o que mostra que este tipo de geração de energia é uma realidade, está em consolidação e veio para ficar.

O crescimento é puxado principalmente por usuários residenciais, que querem zerar ou reduzir a conta de eletricidade, cujos valores são crescentes e influenciados por fatores políticos e econômicos – enquanto isso, o sol continua a brilhar. Quem investiu, não se arrepende.

Fatores que auxiliam na ascensão da energia renovável

Vários fatores podem explicar a ascensão da energia renovável, em especial a energia solar fotovoltaica. Um dos mais importantes é o cuidado com o meio ambiente: a energia solar é, sem dúvida, a modalidade de geração energética mais limpa, renovável e sustentável que alguém poderia utilizar, podendo ser comparada apenas à energia eólica. Porém, a energia solar é mais viável e pode ser produzida em muito mais locais.

Enquanto uma hidrelétrica tem um impacto ambiental gigantesco por sua operação com grandes barragens e represas, a energia solar não derruba nenhuma árvore sequer. Energia termelétrica causa a emissão de um grande volume de poluentes na atmosfera. Já a energia solar, por sua vez, aproveita a luz do sol e a transforma em eletricidade com alta eficiência de aproveitamento sem causar mal a ninguém.

Outra grande preocupação é financeira. A energia solar tem experimentado grande ascensão nos últimos anos porque seus equipamentos estão também se tornando mais acessíveis. Um sistema fotovoltaico hoje é muito mais barato do que há 10 ou 15 anos, por isso, vale cada vez mais a pena investir.

Os equipamentos da energia solar são bastante confiáveis. Exigem pouca manutenção e tem uma vida útil bastante extensa. Assim, permitindo que os clientes economizem grande volume de dinheiro e até invistam essas economias em outros ativos – como uma aposentadoria privada, por exemplo.

Cada vez mais pessoas estão participando desta revolução energética. Faça parte você também. Nos acompanhe pelo Facebook e Instagram e fique por dentro de mais notícias como essa!

Veja mais